nossa trajetória






Circo Teatro Capixaba é uma trupe de variedades, formada por um núcleo familiar e artistas parceiros, artistas de teatro, circo, dança, música, capoeira e artesanato, todos moradores de Patrimônio da Penha, no município de Divino de São Lourenço, Serra do Caparaó/ES. A Associação Cultural mantém a sede do grupo, o Centro Cultural Caparaó, espaço de fruição de arte e cultura na zona rural. Desenvolvemos trabalhos de estudo, pensamento, criação, experimentação, difusão, fruição e apresentação, usando a linguagem do palhaço, circo, teatro de rua e bonecos, sempre levando a arte para locais públicos e abertos. Promovemos e participamos de intercâmbios, encontros e escambos, realizamos intervenções e algumas outras invenções, além de nos dedicarmos à organização, planejamento e produção de todas as atividades e projetos realizados. Completando nove anos juntos, mantemos viva a tradição das famílias de saltimbancos e vivenciamos a arte como vida.
No espaço do Centro Cultural realizamos diversas atividades: ensaios, criação, apresentações e muita partilha e integração. Desde 2014 mantemos a Escola Livre de Artes, com aulas semanais de artes integradas para crianças além de intercâmbios e residências artísticas.

HAJA ARTE QUE DÁ VIDA! HAJA VIDA QUE DÁ ARTE!

Desde 2002, quando começou a organizar seu trabalho artístico tendo em vista a criação de uma companhia, Willian Rodrigues (que desde 1989 mantém-se na cena artística), e inspirado pelo trabalho do Circo-Teatro do Biribinha, começou a usar o nome Cia Circo Teatro Capixaba. Com esse espírito foram montados, e fizeram pequenas circulações pelo estado, os espetáculos: Bernardo Cantador (2002) e Vem cá, Bibila (2003).
Em 2004, registrou o grupo como pessoa jurídica para melhor desenvolver seu trabalho independente, e para buscar patrocínios oficiais e privados. Nesse ano, unindo artistas circenses, foi criado o espetáculo Sonhos, que recebeu o Prêmio Funarte de Estímulo ao Circo. Com isso iniciou-se uma parceria de vários anos com o artista Edson Nascimento. Juntos criaram o espetáculo Palhaçando, que nesse ano rendeu-lhes um convite para participar do Festival Les Arts Dînent à l’Huile, na cidade de Douarnenez, França. Esse trabalho permaneceu em cartaz, circulando pelo estado, até início de 2008.
Em 2005, com o projeto Trupe Capixaba de Saltimbancos, a Companhia recebeu o apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura Rubem Braga, de Vitória/ES. Foi como participante das oficinas oferecidas pelo projeto, que Ananda Rasuck (turismóloga) aproximou-se da Companhia e logo tornou-se faz-tudo: contra-regra e técnica de som do espetáculo Palhaçando, e foi aprendendo com a prática até se estabelecer também como atriz, produtora e elaboradora dos projetos da Companhia.
Em 2006, a parceria de Willian e Ananda vai para além do trabalho, e juntos agora também como casal, consolidam a Companhia Circo Teatro Capixaba como um grupo de circo-teatro de rua que hoje é referência no Brasil. E a partir daí a característica mambembe aparece bem forte e a companhia que estava sediada em Vila Velha, foi para Fundão, passou pela Serra, vai para a capital Vitória, e finalmente em 2010 se estabelece em Patrimônio da Penha, na cidade de Divino de São Lourenço/ES, cravada na Serra Caparaó.
A Circo Teatro Capixaba é articuladora da Rede Brasileira de Teatro de Rua e do Movimento Escambo Popular Livre de Rua, e com essa filosofia tem promovido intercâmbios, que aos poucos se sistematiza como modo de fazer e promover as artes, além de participar dos encontros anuais pelo país afora. Como ações transversais, além das parcerias com outros setores artísticos e culturais, o grupo sempre esteve envolvido na defesa do meio ambiente, na luta por uma educação digna, na defesa dos territórios indígenas, em ações de educação ambiental.
A nível nacional o grupo recebeu prêmios Funarte Carequinha de Circo e Teatro (2004, 2006, 2008, 2009, 2014), Myriam Muniz de Teatro (2007 e 2011), Interações Estéticas (2010), Artes na Rua (2013); no estado do Espírito Santo: Lei de Incentivo Rubem Braga, de Vitória/ES (2005 e 2010) e Funcultura - SECULT/ES (2006, 2010, 2011, 2012 e 2014) e. Já participou de festivais, encontros e mostras como convidado e por seleção em várias cidades do Brasil.
Passou por ruas, praças, parques e praias por boa parte do Espírito Santo. Levou espetáculos e oficinas para o Rio de Janeiro e Nova Friburgo/RJ; Caparaó, Alto Caparaó, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Mariana e Espera Feliz/MG; Salvador/BA; Rio Branco/AC; Canoas/RS; Arcoverde e Recife/PE, Floriano/PI; Arneiroz/CE; Janduís, Umarizal, Macau e Natal/RN, Presidente Prudente, Campinas, São Paulo e Franco da Rocha/SP.
Acreditamos que uma nova ordem é possível e através da arte vivenciamos um mundo mais justo, com respeito a vida, amor e a alegria.

Por um mundo socialmente justo, humanamente diferente e totalmente livre!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seu comentário!
A sua opinião é muito importante para nós.